TOCANDO AGORA
Gospel Life
Ligue
(62) 9 92705164
NOTÍCIAS

Goiânia mantém, pelo segundo ano, nota B de capacidade de pagamento

O Boletim de finanças dos Entes Subnacionais, divulgado pelo Tesouro Nacional, aponta que Goiânia segue a tendência já registrada em 2019 análise da capacidade de pagamento (CAPAG). A capital goiana manteve a nota B registrada no ano passado, o que mostra bom caminho trilhado na gestão financeira da cidade.

A nota é um dos atributos para a concessão de aval pelo Tesouro para empréstimos e varia entre A, B e C, da melhor para a pior. Outros critérios também são avaliados, como endividamento, poupança corrente e índice de liquidez.

Em 2018, Goiânia aparecia com a nota C, ou seja, com a baixa capacidade de assumir novos compromissos financeiros. O que na prática impedia o município de captar recursos.

Segundo explica a secretária municipal de Finanças, Zilma Peixoto, Goiânia tinha, na entrada do governo Iris Rezende (MDB), em 2016, déficit mensal de 31 milhões e dívida de de quase R$ 1 bilhão. Por isso, o município tinha falta de capacidade de crédito e a nota era registrada como “C”.

Zilma Peixoto diz que, diante desta situação, os dois primeiros anos foram de muita austeridade. Houve suspensão nas progressões de carreira de servidores, retirada de estagiários remunerados, não se contratou gente para cargos comissionados.

Naqueles anos, a prefeitura também procurou corrigir as distorções com contratos que pudessem ser renegociados. Além de gestão para buscar arrecadação, para que se evitasse que a produção de dívida ativa, com descontos para recebimento de dívidas. Assim, em 2019 o resultado apareceu e a nota de Goiânia foi para B.

Neste contexto de nota B que a prefeitura conseguiu liberação junto à Caixa Econômica Federal de empréstimo R$ 780 milhões para financiar diversa obras de infraestrutura na capital. O valor foi autorizado pela Secretaria de Tesouro Nacional.

“Em 2020 a casa já estava organizada, estamos caminhando para que a arrecadação de 2020 seja melhor que de 2019. Graças a esse trabalho realizado. Esse é o resultado de um trabalho feito com gestão”, aponta a secretária Zilma Peixoto.

 

Fonte:Jornalopcao

>